Política na Blogosfera

Esse Blog se chama outrapolítica. É um Blog de política. Mas a justiça eleitoral tem dificultado discutir e fazer política pela internet. Há uma interpretação da justiça, a partir da resolução 22.718, do Tribunal Superior Eleitoral, segundo a qual vídeos no youtube, blogs e afins estariam proíbidos como veículos de comunicação eleitoral durante a campanha. E agora surge mais uma notícia: um jornalista (Pedro Dória) fazia propaganda no seu blog com um banner para convencer um político a sair candidato a prefeito do Rio. E a justiça proibiu o banner. Agora há um outro banner, que é o da imagem acima.

Segue a notícia publicada no próprio Blog do Pedro Dória. Que já está dando repercussão na chamada blogosfera (veja aqui, aqui e aqui, por exemplo).

Atualizações:

Fonte: blog do Pedro Dória

Ordem judicial não se discute. Se cumpre.

Este Weblog lançou, há alguns meses, uma campanha pedindo que um deputado federal se lançasse candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro. Aconteceu e ele é candidato.

Hoje, o deputado foi intimado por conta do banner que este e outros blogs publicam em apoio a sua candidatura. O TRE-RJ exige que seja retirado do ar. Em caso contrário, corre o risco de ter sua candidatura cassada.

Nenhum político paga por este banner. É uma declaração de voto pessoal de minha parte. O banner leva a um argumento pela sua candidatura. É o meu direito como cidadão de manifestar o que penso, qual o caminho que desejo para minha cidade. Ninguém deve ser punido porque exerci meu direito de cidadão em uma democracia de manifestar minha opinião.

Mas a Justiça considerou que deve impor limites ao meu direito de expressar minha opinião. É um fato grave.

O Weblog é um veículo jornalístico. Eu sou jornalista. O gesto do Tribunal é uma censura à liberdade de imprensa.

13 Respostas

  1. Pessoalmente, nesse caso, sou favorável à desobediência. Vou fazer campanha no meu blog para uns 1.000 vereadores e 1 prefeito por capital… quero ver se o TSE tem peito pra cassar todas essas candidaturas.

  2. […] a proibição do Banner do blog do Pedro Dória em favor do Gaberia como prefeito do Rio, suspeita-se que o […]

  3. […] 2008 de zecopol Para reforçar a ampla discussão que se colocou em torno da (no mínimo) absurda portaria do TSE sobre a proibição do uso de ferramentas da internet (como YouTube e Orkut) para a divulgação da […]

  4. […] de muito procurar, finalmente achamos o Banner Censurado. Será que o TRE-RJ vai pedir ao Gaberia para retirar o Banner que noticiamos aqui? Bom, eis aí […]

  5. Quer dizer que se eu colocar um banner do Crivella, eles têm que cassar o Crivella?

  6. […] o TSE está mandando todos os blogs tirarem banners pró-Gabeira já que isso seria propaganda política. No campeonato de decisões burras essa ganha até daquela […]

  7. Só tentando entender a norma: pelo que vi, a resolução do TSE proíbe a propaganda na internet. Discutir política, pode. Comunicação eleitoral, de certa forma também pode (desde que não seja direcionada a um candidato ou partido específico). Pelo menos é a minha interpretação. E não que eu concorde com essa aberração que foi essa regra do TSE. Acho um erro terrível deles.

  8. “[…] os usuários têm o poder de escolher o que querem acessar e estão sempre a um clique de outra opinião […]”

  9. “[…]republico abaixo a imagem censurada pelo TRE RJ no fim do mes passado, seguindo Manoel Galdino, após ler esse texto em seu blog[…]”

  10. […] Por 4 votos a 2, o TSE decidiu não responder a consulta sobre a possibilidade de fazer campanha eleitoral pela internet. Prevaleceu a tese do ministro Joaquim Barbosa, que propôs a análise individual de ações que […]

  11. O meu site http://www.planetariobranco.com.br com um mural de recados onde a população postava livremente foi paralisado e ainda recebi uma multa de mais de 22 mil. Não sou candidato, não faço parte a nenhum partido, não sou agente público. A ditadura já está atuando em nosso país. A liberdade de expressão não existe mais, somos todos criminosos aos olhos da lei.

  12. […] By serminaro Navegando pelos sites e blogs que normalmente frequento encontrei esse post: https://outrapolitica.wordpress.com/2008/06/01/politica-na-blogosfera/ , e percebi que ele aborda uma das faces do assunto discutido no meu primeiro post (o anterior) , […]

  13. […] 1: Muita gente escreveu sobre o caso. Comece o percurso pelo Bereteando e pelo Outra política, que fizeram posts recheados de […]

Deixe um comentário