Intelectuais europeus apoiam Syriza

O novo manifesto de apoio à esquerda grega defende que “é em Atenas que se joga o futuro da democracia e da própria Europa”. Giorgio Agamben, Tariq Ali, Rossana Rossanda, Jacques Ranciere, Nancy Fraser e Alain Badiou são algumas das personalidades que assinam o manifesto.

Esquerda.net, 8 de junho de 2012

Os subscritores insurgem-se contra “a campanha de desinformação e intimidação” que está em curso na Grécia contra a coligação Syriza. “É uma estratégia de choque, através da qual os grupos dominantes usam todos os meios ao seu alcance para fazer com que o voto dos gregos sirva os seus interesses, que eles dizem ser também os nossos”, afirma o manifesto “Com a Esquerda Grega para uma Europa Democrática”.

“Afirmamos que está na hora da Europa compreender o sinal enviado de Atenas a 6 de maio. É altura de abandonar uma política que tem conduzido à ruína uma sociedade inteira e que considera um povo incapaz de se governar, em nome do salvamento dos bancos”, prossegue o texto do manifesto.

“O que nós queremos, tal como os eleitores gregos e os ativistas e dirigentes da Syriza, não é o desaparecimento da Europa mas a sua refundação”, dizem os subscritores do documento, que inclui a economista Cristina Semblano, candidata do Bloco pelo círculo da Europa nas recentes legislativas, e a professora Fernanda Bernardo, que ensina Filosofia Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O apelo é subscrito por mais de 170 personalidades.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: