Aumento do preço dos alimentos “é a maior ameaça aos pobres de todo o mundo“

A afirmação é de Robert Zoellick, presidente do Banco Mundial. Este organismo aponta para uma subida em Março de 36% dos preços dos bens alimentares em relação a 2010. Subida do preço dos alimentos em mais 10% pode empurrar para a pobreza extrema mais 10 milhões de pessoas.

Esquerda.net, 15 de abril de 2011

Os mais recentes números do Índice dos Preços Alimentares do Banco Mundial (BM), divulgados na passada quinta-feira, apontam para uma subida de 36 por cento dos preços dos bens alimentares, próximo do máximo histórico registado pelo BM de 2008. Os dados evidenciam também a manutenção da volatilidade dos preços.

“É a maior ameaça aos pobres de todo o mundo: os elevados e voláteis preços alimentares”, alertou Robert Zoellick, presidente do BM, em conferência de imprensa.

Este responsável considera que os últimos números divulgados “contam uma história cruel e persistente, de uma pressão esmagadora sobre os pobres” e, apesar de não serem a causa directa dos protestos no Médio Oriente e norte de África, são um “factor agravante” destes.

Zoellick alertou também para o facto de uma subida do preço dos alimentos em mais 10 por cento poder empurrar para a pobreza extrema mais 10 milhões de pessoas, que passarão a dispor de menos de 1,25 dólares por dia. Uma subida de 30 por cento implicaria, por sua vez, mais 34 milhões de pessoas na pobreza.

Desde Junho do ano passado, a escalada do custo dos alimentos já empurrou 44 milhões de pessoas para a pobreza. Uma das propostas avançadas pelo Banco Mundial para contrariar esta realidade passa pela diversificação da produção para além dos biocombustíveis, de modo a prevenir que milhões de novas pessoas sejam empurradas para a situação de pobreza, devido ao aumento do preço dos alimentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: