Umidade do ar chega a 15% e coloca São Paulo em estado de alerta

Folha de S.Paulo, 13 de setembro de 2010

A umidade relativa do ar caiu ainda mais no início da tarde desta segunda-feira e chegou a 15% por volta das 13h30, colocando a cidade em estado de alerta. Na estação automática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a marcação de umidade mínima chegou a ficar em 12%, igualando ao menor nível do ano, registrado em 27 de agosto. Apesar disso, ela não é considerada oficial.

Mais cedo a cidade já tinha entrado em atenção, após ficar com a umidade abaixo dos 30%. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo. Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.

Segundo o CGE, o tempo permanecerá quente e seco amanhã, com os termômetros podendo marcar temperaturas superiores aos 30ºC. Já na quarta-feira (15), uma frente fria se aproxima da região, mas não deve provocar chuvas apesar de aumentar a nebulosidade e melhorar a qualidade do ar.

Enquanto durar o estado de atenção, a Defesa Civil recomenda que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e as 17h, não pratique exercícios das 11h às 15h e aconselha a ingestão de bastantes líquidos para evitar desidratação.

O órgão alerta ainda que a baixa umidade aumenta as chances de incêndio em pastagens e florestas e pede às pessoas que não coloquem fogo em terrenos baldios e vegetação seca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: