Banda larga é direito universal na Finlândia

Esquerda.net, 3 de julho de 2010

A Finândia tornou-se o primeiro país do mundo a determinar o acesso livre à banda larga como um direito de todos os cidadãos, obrigando os operadores a oferecer preços razoáveis.

O próximo objectivo anunciado pelo governo é o de garantir a velocidade de 100 megabytes por segundo para toda a gente em 2015. “Nós consideramos o papel da Internet na vida dos finlandeses. Os serviços de Internet não têm só a função de entreter”, disse a ministra das Comunicações da Finlândia, Suvi Linden, em entrevista à BBC.

Cerca de 96% das habitações finlandesas já têm acesso à internet e a ministra diz que esta lei “é um dos marcos mais significativos da política regional do governo”. “Estou muito orgulhosa”, prosseguiu Suvi Linden, “e espero que as pessoas agarrem esta oportunidade e vão ter com os operadores da zona onde vivem”, agora obrigados a levar a banda larga a todo o território.

A pensar em 2015, a Finlândia lançou um novo projecto para que “mais de 99% das residências e escritórios fiquem a menos de dois quilómetros de uma rede de cabo de fibra óptica de 100Mb/s”, afirma a autoridade reguladora das comunicações do país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: